Presidente da CDL fala sobre contribuição da instituição no processo de desenvolvimento de Imperatriz

Raimundo Primeiro

Natural do interior de Pedreiras (MA), o empresário Francisco da Silva Almeida, o Chico Brasil, em entrevista a O PROGRESSO, na manhã desta terça-feira,14, afirmou considerar Imperatriz sua cidade-mãe, tendo em vista ter chegado ao município há vários anos, ainda jovem, em busca de prosperar pessoal e profissionalmente.

Assim que pisou em solo imperatrizense, percebeu ter escolhido a terra certa para morar, recebendo a recepção e o apoio pelos quais saíra em busca. Começou como todos. Fez de tudo um pouco.

Francisco Almeida, já firme na carreira que escolhera – a dos negócios –, saíra em busca de melhorias para o setor em que atuava: o empresarial, principalmente no âmbito varejista. Era, na época, funcionário de uma grande rede de lojas de departamentos.

Ao lado de companheiros, entre os quais se destacam Osvaldo Rodrigues Marinho, por exemplo, conseguiu trazer para Imperatriz, na época, o Clube de Diretores Lojistas, hoje Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que conta significativo número de associados em seus quadros, tendo  em sua história diversos projetos exitosos. Isso junto ao público, a crítica e, sobretudo, aos seus associados.

Paralelamente aos negócios que desenvolve, notadamente na condição de empresário, Chico Brasil já ocupou os cargos de diretor regional de Indústria e Comércio do Governo do Estado (Sedinc) e vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL-MA).

Na entrevista a seguir, ele fala, entre outros, sobre o futuro que se vislumbra para Imperatriz.

O PROGRESSO – Qual a avaliação que o senhor faz do processo de desenvolvimento da cidade?

Francisco Almeida – Continuamos crescendo. Portanto, positiva. O município é bem localizado estrategicamente. Ou seja, permanece no centro das atenções da Pré-Amazônia. Se desenvolvido em razão da força de seus empreendedores, do trabalho realizado pela sociedade de um modo geral. Então, ao chegar aos 168 anos, Imperatriz, mais do que nunca, atravessa um momento importantíssimo no que se refere ao processo de desenvolvido do Maranhão e de nossa região.

O PROGRESSO – Como o senhor observa a participação da CDL na viabilização de empreendimentos, principalmente no campo do varejo?

Francisco Almeida – Qualquer sociedade que se organiza, através dos segmentos em que atua, seja no comércio, na indústria ou na educação, representa a junção de esforços, a manifestação real de crescimento. E, nós, enquanto setor terciário, lojista, temos dado a nossa contribuição para o desenvolvimento de Imperatriz. E continuamos aqui, firmes, agradecendo a Deus e a Imperatriz pelas oportunidades que nós temos conquistado, ou seja, para todos aqueles que para cá vêm empreender.

O PROGRESSO – Como o senhor avalia a resposta dos empresários locais à assistência a eles dispensada pela CDL?

Francisco Almeida – Nós estamos conseguindo ocupar espaços que são necessários serem preenchidos do ponto de vista da prevenção de crédito, promoções; e não temos dúvida de que ninguém consegue atingir 100% das metas previamente programadas. Mas, hoje, nós contamos com um quadro de mais de mil associados. Para eles, temos dispensado atenção especial, um acompanhamento das mutações que o mercado impõe, diante do mundo globalizado, e são automáticas.

O PROGRESSO – Quais são as principais barreiras enfrentadas pela CDL Imperatriz?

Francisco Almeida – Nós somos partes do mercado e, quando existem forças negativas externas que o atingem, também atingem a nossa instituição. Entretanto, de certa forma, ao longo dos últimos anos, Imperatriz tem tido um comércio crescente, com as suas entidades acompanhando, não só em relação à cidade, mas, principalmente, aos empreendedores.

O PROGRESSO – Poderia apontar três pontos essenciais ao crescimento dos negócios?

Francisco Almeida – Em primeiro lugar, a sua localização, ou seja, a forma com que a cidade atrai o consumidor. Estamos ligados a três estados. São eles: Pará, Tocantins e Piauí. E, por diversos aspectos, notadamente o mencionado anteriormente, além das suas estruturas de abastecimento e de atendimento, tem sido um ponto extremamente positivo.

O segundo ponto se refere às viabilidades de rodovias, hidrovias e aerovias, ou seja, nós somos bem servidos. Já o terceiro e último ponto diz respeito à força dos empreendedores de Imperatriz, que acreditam e realizam.

O PROGRESSO – Sua mensagem para os imperatrizenses?

Francisco Almeida – A cidade é importante para várias regiões, centro de um efetivo polo de convergência, inclusive nas áreas da educação e da saúde, pois para cá vêm pessoas em busca de conhecimento e de tratamento médico. Todos estamos de parabéns. Estamos em momentos adversos em decorrência da pandemia de Covid-19. Por meio da união, venceremos. Parabéns, Imperatriz! São 168 anos de conquistas!

📍Rua Bom Futuro, 455 – Centro, Imperatriz – MA, 65903-150
☎ Fone: 99. 2101-2626
☎ 99. 2101-2612
✉ Mande um e-mail para nós:
cdlimperatriz@cdlimperatriz.org.br