A CNDL sai de 2020 ainda mais forte

Chegamos ao fim de mais um ciclo. É hora de refletirmos sobre tudo que vivemos neste ano atípico que foi 2020. Como todos, fomos surpreendidos por uma pandemia que nos obrigou a mudar nossos hábitos, reformular nossos planos, aprender sobre nossas fraquezas e testar nossas habilidades.

Da nossa parte, buscamos os melhores caminhos para manter o nosso trabalho e seguir apoiando os lojistas de todo o país. Para isso, adotamos como norma a garantia da segurança da população e a promoção da união entre as entidades representativas.

Foi assim que atuamos junto ao poder público para garantir ao setor varejista medidas que amenizassem, de alguma forma, os impactos da pandemia. Ao longo dos meses, mantivemos contato quase que diário com ministros, parlamentares e equipes técnicas de vários órgãos para fazer valer as demandas dos nossos associados.

Valeu a pena. Juntos, conseguimos a criação de linhas de crédito, a prorrogações dos prazos para pagamentos de contribuições, a suspensão do contrato de trabalho e redução de jornada e salário com compensação pelo governo. São benefícios que salvaram milhares de empresas e preservaram milhões de empregos.

Agora, passados os momentos mais críticos dessa pandemia, temos certeza que a representatividade institucional da CNDL junto ao Governo Federal nunca foi tão necessária e eficiente. Essa é uma conquista de todos nós e demonstra como que a união do nosso sistema é importante.

Os líderes do Sistema CNDL se mostraram peças fundamentais no jogo de defesa de interesses setoriais. Nosso senso de responsabilidade deu ao setor de comércio e serviços um protagonismo inédito na história da nossa instituição.

Quis o destino que os 60 anos da CNDL fossem comemorados em meio a essa ruptura técnica, econômica e cultural provocada pela Covid-19. Como uma prova, nos foi cobrado disciplina, união e conhecimento. Não hesitamos uma só vez. Aceitamos a responsabilidade e mostramos que somos mais, muito mais que uma entidade representativa.

Hoje, as pesquisas realizadas pela CNDL têm sido pauta constante na imprensa e se tornaram subsídios para a tomada de decisões por parte dos poderes públicos. São documentos que nos ajudam a entender esse momento, os novos comportamentos dos consumidores, tendências do mercado e os impactos das medidas de governo na economia real.

Estou certo que essa crise, que é sanitária, mas também de ordem econômica, nos tornou maiores. Agora, é nossa tarefa nos organizarmos e seguirmos sendo relevantes. Temos que inovar, mais do que já inovamos. Antecipar, mais do já antecipamos. Para isso, é fundamental que o nosso Sistema, formado pelas CDLs, FCDLs, CDL Jovem, SPC Brasil e CNDL, siga mobilizado e motivado, articulando soluções com as lideranças políticas, dando apoio efetivo aos associados e acompanhando nossas ações em Brasília.

Contamos com vocês para construímos esse novo momento!

Juntos somos mais fortes!

Feliz Natal e um próspero Ano Novo.

José César da Costa
Presidente da CNDL

📍Rua Bom Futuro, 455 – Centro, Imperatriz – MA, 65903-150
☎ Fone: 99. 2101-2626
☎ 99. 2101-2612
✉ Mande um e-mail para nós:
cdlimperatriz@cdlimperatriz.org.br